A Química tem sido, historicamente, olhada com desconfiança pelas ONG ambientalistas, mas essa atitude poderá estar a mudar. Pelo menos, é isso que sinaliza um convite da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável para a HyChem intervir num encontro promovido em Lisboa e acolher, em seguida, a visita de stakeholders nacionais da economia do hidrogénio.
Assim sucedeu com a participação de um dirigente da HyChem no Industry Pitch promovido pela ZERO como “Um olhar crítico sobre o papel do hidrogénio na transição energética”.
O evento reuniu atores nacionais da economia do hidrogénio, da indústria à sociedade civil, numa ótica de partilha de perspetivas, com enfoque na priorização do hidrogénio verde e suas aplicações. A ZERO considerou a presença da HyChem como “fundamental neste encontro, até pelos seus projetos pioneiros de hidrogénio verde”.
Os participantes interessados deslocaram-se depois, em autocarro, até à Póvoa, onde foram recebidos por membros da Administração, que apresentaram a HyChem, os seus desafios e projetos, seguindo-se uma visita ao terreno.
Entre a maioria dos visitantes, contaram-se parceiros da Empresa: AP2H2, Prio, APREN, Madoca Ventures, PFR, ADP Fertilizantes, ANA Aeroportos, APDL, INEGI e LNEG, além da associação organizadora, a ZERO.