Parceira estratégica na transição da indústria para a neutralidade carbónica, em resposta ao desafio da mudança climática, a HyChem propõe-se investir na transição energética, na produção de hidrogénio verde e na inovação tecnológica.
Neste quadro estratégico e em linha com os esforços visando a excelência operacional da sua área de negócio, a Empresa tem executado projetos inovadores, que inscrevem o seu compromisso com a sustentabilidade no moderno conceito de Economia Circular.
Um desses projetos consiste na recuperação e valorização do hidrogénio (excedentário do processo produtivo do clorato de sódio) na geração de vapor, o que acrescenta eficiência ao sistema energético e aumenta a competitividade de uma forma sustentável.
Desde 2015, as caldeiras passaram a dispor de novos queimadores, possibilitando o consumo conjugado de dois combustíveis (gás e hidrogénio) em qualquer combinação percentual.
A substituição do gás natural (recurso importado) pelo hidrogénio atingiu uma média mensal de utilização superior a 50 %, o que se traduz numa acentuada redução das emissões associadas à geração de vapor, dado que a queima do hidrogénio produz essencialmente vapor de água.
Outro projeto em desenvolvimento fará com que a fábrica da HyChem seja neutra em carbono a partir de 2023, quando o ALGATEC Eco Business Park, plataforma de produção de microalgas co-instalada na Póvoa, estiver em fase de capturar e utilizar todo o dióxido de carbono emitido pelo processo produtivo.
O ALGATEC prevê utilizar cerca de 2000 toneladas de CO2 na produção de microalgas, o que excede até as emissões diretas totais da HyChem.
A HyChem desempenha, ainda, um papel essencial no projeto Move2LowC, que responde à necessidade de combater a mudança climática e transformar o modelo económico através de alternativas, não unicamente baseadas na energia elétrica, na área da mobilidade sustentável. Move2LowC traduz a ideia de produzir biocombustível para o transporte aéreo, e hirogénio e biometano para o transporte rodoviário pesado.