A HyChem propõe-se executar, a partir de 2024, um dos seus mais ambiciosos projetos – o HyChemLowC. Alinhado com a visão estratégica dos grupos acionistas, o projeto posicionará a Empresa como referência na transformação industrial e na transição energética para o hidrogénio verde.
Elaborado no quadro do PRR, componente Descarbonização da Indústria, este projeto representa um investimento de 25,7 milhões de euros, dos quais 11,7 milhões financiados por apoio não reembolsável, e tem por objetivo descarbonizar a unidade de produção, mas também potenciar a geração de energia renovável para autoconsumo e aumentar a eficiência energética.
O projeto prevê a introdução de tecnologias de baixo carbono, tornando a produção do clorato de sódio e do hidrogénio num processo verde e sustentável, o que implica adaptar a eletrólise para ser compatível com a utilização de energia de fonte renovável.
Será incorporado na produção o autoconsumo de energia renovável de várias fontes e serão, ainda, desenvolvidos sistemas que aumentem a eficiência energética recorrendo a uma maior digitalização e automação dos processos.
O projeto HyChemLowC, com a duração de 24 meses, consiste na execução de seis subprojetos, entre os quais figura a produção de energia renovável para autoconsumo, mediante a instalação de um parque fotovoltaico, com capacidade de 13 GWh/ano, e também de um parque eólico de 12,8 GWh/ano, composto por dois aerogeradores, a localizar fora das instalações.
Relativamente ao hidrogénio, um dos subprojetos (LOHC piloto) passa pelo investimento em tanques e reatores de hidrogenação e desidrogenação de um óleo, solução tecnológica inovadora que posicionará a Empresa como pioneira no armazenamento e distribuição de H2 para consumo em condições de eficiência e baixo risco. Outro subprojeto consiste na instalação de um gerador de energia elétrica a hidrogénio.
O projeto HyChemLowC tem por principal objetivo adaptar a unidade de produção de clorato de sódio e de hidrogénio, no âmbito da tipologia de Processos e Tecnologias de Baixo Carbono na Indústria, eliminando o uso de energia eléctrica de fontes não renováveis. Será assim evitada a emissão anual de 44 mil toneladas de CO2.