O projeto H2Hub visa complementar a capacidade de produção de hidrogénio da HyChem com instalações que permitam a produção de mais hidrogénio verde (cerca de 1600 ton/ano), em quantidade que lhe permita acompanhar a nova economia do hidrogénio. A produção terá como destino inicial a injeção na rede de gás natural, podendo futuramente ser também direcionada para outras aplicações que esta nova economia do hidrogénio venha a gerar, nomeadamente na área da mobilidade urbana.
O apoio a conceder à HyChem no âmbito do presente projeto será fundamental para a sua implementação, isto é, para tornar a HyChem num fornecedor fiável de hidrogénio verde e para alavancar o desenvolvimento de uma economia de hidrogénio na região de Lisboa e Vale de Tejo.
A HyChem, ao concretizar este projeto, afirma-se como produtora de hidrogénio verde, recorrendo exclusivamente a fontes renováveis. Os impactes ambientais são minimizados devido à eficaz gestão dos recursos e à energia oriunda de fontes renováveis, como biometano e eletricidade verde. O dióxido de carbono gerado no processo é redirecionado para unidades de produção de microalgas, aproveitando a co-localização com o ALGATEC Eco Business Park, a maior unidade europeia do setor. Esse CO2 é então convertido em carbono biogénico, fechando o ciclo sustentável. Estas medidas sublinham o compromisso da HyChem em desempenhar um papel significativo na transição energética e na inovação da economia do hidrogénio.
O H2Hub terá um importante contributo na descarbonização e na transição energética da região de Lisboa, disponibilizando uma fonte de gás renovável de alta qualidade numa zona de elevada densidade populacional e um dos principais eixos logísticos do País, a um preço competitivo. Esta iniciativa fortalecerá a diversidade e a sustentabilidade económica e ambiental da HyChem a longo prazo.