Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

pt

Move2LowC na Hychem

A HyChem desempenha um papel crítico no projeto estratégico e inovador Move2LowC, que responde à necessidade de combater a mudança climática e transformar o modelo económico através da criação de alternativas, não unicamente baseadas na energia elétrica, na área da mobilidade sustentável.

O Move2LowC corporiza a ideia de produzir biocombustível para o transporte aéreo, e hidrogénio e biometano para o transporte rodoviário pesado (mercadorias e passageiros), e permitirá não só desenvolver racional tecnológico, como também um plano de exploração que suporte o investimento na produção de biocombustíveis e gases renováveis à escala comercial.

O projeto integra 22 parceiros, que lideram a indústria química e a investigação aplicada em Portugal, e dispõe de um orçamento de 12,6 milhões de euros.

A mobilização destes agentes, desde grandes organizações a PME inovadoras, passando por entidades do Sistema Científico Nacional, centra-se numa agenda de inovação que visa oferecer soluções de mobilidade (Move) com baixas emissões de Carbono (LowC). O objetivo final consiste em produzir hidrogénio a partir de uma fonte renovável, o biogás.

Move2LowC

Move2LowC aponta para a utilização de novos recursos e novas fontes de matérias-primas [biomassa aquática (microalgas), biomassa florestal residual e efluentes industriais], tecnologias de conversão de biomassa em biocombustíveis, redução do impacto e aumento da sustentabilidade dos transportes. 

Isto, através do desenvolvimento de novas aplicações de energia renovável, em particular nos casos em que a mobilidade elétrica apresenta limitações, como sucede nos transportes pesados de mercadorias e de passageiros, no transporte marítimo e na aviação.

Comunidade de Energia Renovável

A HyChem, com os grupos seus acionistas, pretende desenvolver um conceito de indústria do séc. XXI, fortemente implicado na descarbonização e integrando e adaptando os processos produtivos ao novo paradigma energético.

Esta estratégia inclui a criação de uma comunidade de energia renovável, que arrancará com a instalação de uma central solar de 2 MW e continuará a crescer até saturar as coberturas disponíveis no complexo industrial. Esta capacidade de produção solar deverá cobrir 20% das necessidades energéticas da comunidade, razão pela qual está em análise a ideia de complementar essas unidades com produção eólica.

Com essa complementaridade, a comunidade conseguirá suprir 50% das suas necessidades energéticas. Mas, para que o complexo da Póvoa seja neutro em carbono, a HyChem está a investir no reforço da capacidade de produção de hidrogénio (verde) e a estudar o seu armazenamento de alta densidade, a fim de, posteriormente, através de um sistema gas to power, manter a comunidade a funcionar mesmo nos períodos sem sol nem vento suficientes.

Mobilidade