Hoje, dia 20 de setembro de 2024, completam-se 90 anos sobre a constituição da Soda Póvoa, mais tarde designada Solvay Portugal e atualmente denominada HyChem - Química Sustentável.
Detida, desde 2021, pela A4F Algae for Future, holding de um grupo empresarial de capital exclusivamente português, a HyChem recorda a odisseia industrial iniciada nos tempos em que a Póvoa era apenas uma aldeola, enquanto hoje integra uma das freguesias mais populosas e mais industrializadas de Portugal.
A cidade de Póvoa de Santa Iria e a instalação industrial da HyChem partilham, com efeito, uma história comum de crescimento, uma relação de interdependência e uma cumplicidade na reinvenção do futuro. Ambas se desenvolveram a partir do zero, para atingirem as posições de relevo que detêm na região e no contexto económico e social do país.
“Celebramos este acontecimento com enorme satisfação e orgulho, porque a longuíssima jornada de desenvolvimento industrial, em que a Empresa teve papel determinante, teria terminado de forma inglória em 2019, por desistência do grupo Solvay, perante as dificuldades de contexto e seguindo a lógica infelizmente tão frequente nas multinacionais, caso não tivéssemos tomado a iniciativa de lhe propor a aquisição da sua empresa”, sublinha Manuel Gil Antunes, Presidente e CEO da HyChem.
“Iniciamos um ciclo comemorativo dos 90 anos porque ousámos projetar um novo futuro para a Solvay Portugal, invertendo a tendência de desinvestimento e descontinuidade a que estava condenada”, acrescenta Gil Antunes.
Numa mensagem interna hoje publicada, o líder da HyChem homenageia, em nome da Administração, “todos quantos, e foram muitos milhares, desde os tempos pioneiros da Soda Póvoa até à atualidade não menos desafiante da HyChem, ajudaram a percorrer o caminho industrial de que nos orgulhamos”. E agradece, igualmente, “a colaboração profissional e dedicada de todos os trabalhadores da HyChem, que demonstram o seu elevado compromisso com a progressiva transformação industrial iniciada em 2021”.
Nesta mensagem de reconhecimento, Gil Antunes acentua: “Perante todos, trabalhadores e comunidade em que nos inserimos, reafirmo o nosso compromisso empresarial baseado na inovação tecnológica e na sustentabilidade ambiental, económica e social; e também o nosso empenhamento na concretização da estratégia que nos move, tanto na transição energética como na adoção de soluções de economia circular, em que o hidrogénio verde desempenha um papel essencial.”
Por outro lado, afirma aquele dirigente: “Demos já provas inequívocas de que o nosso parque industrial da Póvoa continuará a ser um fator decisivo para a competitividade da região, capaz de atrair emprego qualificado e novas tecnologias amigas do ambiente. Será mesmo, no futuro próximo, o embrião do BioCluster, um conceito revitalizador da economia e da comunidade dos concelhos de Vila Franca de Xira e de Loures, unidos pelo Tejo”.
Dirigindo depois o pensamento para as pessoas: “Num contexto económico muito exigente, temos superado as dificuldades e desvendado novos rumos para a HyChem. Esse trabalho e esses resultados assentam na qualidade humana, competência técnica e rigor profissional das nossas pessoas. É para elas e com elas, enquadradas pelas suas famílias, que faz sentido prosseguir este caminho. Focados, como sempre, na prioridade conferida à segurança.”
E conclui o líder da HyChem: “Temos a inovação e a sustentabilidade no nosso ADN. Não deixaremos de desafiar o futuro”.